Que tal dar um presente diferente nesse Dia dos Pais e preparar um almoço de domingo com os ingredientes preferidos do seu pai? Escolhemos 7 receitas que agradam todos os estilos de famílias: de peixes sofisticados ao churrasco de domingo, do risotos com trufas e cogumelos ao nhoque ao molho pomodoro!
1. O tradicional churrasco
O churrasco é a refeição preferida dos brasileiros para confraternizações especiais. E, embora cada região do país tenha suas preferências, os cortes das carnes e os acompanhamentos são típicos em todo o Brasil.
Harmonização com vinho: a uva mais emblemática da Argentina, a Malbec dá origem a vinhos perfumados e muito estruturados – que harmonizam perfeitamente bem com carnes na brasa.
2. Risoto de cogumelos e azeite de trufas
Para um almoço de Dia dos Pais mais elegante, sugerimos um risoto de cogumelos finalizado com azeite trufado.
Para harmonizar, um tinto refinado como os vinhos da Família Lemos de Almeida.
3. Bife de chorizo com chimichurri
Foi o corte na horizontal do contrafilé que consagrou o churrasco argentino. O molho chimichurri, uma briga entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul para decidir quem, de fato, o inventou, é tão comum nessas regiões quanto o vinagrete paulistano.
Para harmonizar, um Egiodola da conceituada Vinícola Pizzato do Vale dos Vinhedos.
4. Atum
Uma receita fácil, leve, saudável e muito boa para impressionar: atum selado em crosta de gergelim com shimeji e molho oriental. Um prato tão sofisticado quanto o atum selado em crosta de gergelim pede um vinho à altura.
Para a harmonização sugerimos um vinho Rosé da Família Lemos de Almeida para acompanhar.
5. Noque
Não há quem não goste de nhoque! No frio então… Além das massas já serem um bom aconchego, um molho vermelho bem preparado faz o casamento perfeito. Os pais mais clássicos, principalmente os de ascendência italiana, vão adorar a tradicional combinação – nhoque ao pomodoro ao lado de um Italiano da região Maremma Toscana da Vinicola Cecchi - La Mora D.O.C.
6. Polpetone
O Polpetone é um prato criado na Itália no século XIV. Por ser um prato muito tradicional, cada região italiana fez uma releitura da receita ao longo do tempo. O prato é uma ótima opção para o Dia dos Pais – e pede por um vinho frutado, suculento, macio e com ótima acidez, como o Lianto I.G.T. Salento Primitivo.
7. Arroz de pato
Popular entre os portugueses e espanhóis, o arroz de pato tem sabor intenso e toque rústico característico da ave de caça. Neste Dia dos Pais, a receita é perfeita para acompanhar um vinho saboroso e estruturado tinto da região Aldeanueva de Ebro (La Rioja) Iselen Tinto Corte
Comments