top of page

Terroir

CAVE DEL VINE

Buscar

PODE BEBER VINHO EM UM COPO COMUM?


O vinho sempre foi, em geral, um símbolo de sofisticação. No Egito Antigo, por exemplo, era consumido apenas pelos nobres. Já para a Grécia Antiga, ele tinha uma grande relação com o deus Dionísio. No entanto, atualmente cada vez mais a bebida tem aparecido nas casas para alegrar amigos, casais ou só para uma pessoa, num momento de “ah, eu mereço”! O pensamento de que o vinho é “obrigado” a ser uma coisa sofisticada colocou inúmeras regrinhas no momento de dar o gole, fazendo com que algumas pessoas se sintam culpadas ou desconfortáveis em, por exemplo, servir a bebida em um copo comum.


Primeiramente, não há problema nenhum em “fazer feio”. As regrinhas impostas sobre beber em taça, girá-la, cheirar os aromas, etc. servem para levá-lo à melhor experiência no momento de beber o vinho. Fique tranquilo: apesar do copo comum não ser exatamente ideal, não precisa sentir culpa caso a taça não esteja disponível.


Por que a taça é ideal? Qual a diferença?

Beber vinho na taça não é puramente estético. Apesar de ter um aspecto sofisticado, ela também é um recipiente funcional. O bojo permite que a bebida seja girada, interaja com o oxigênio, libere aromas e deixe o líquido mais agradável ao paladar. Como já dito, ela existe principalmente para causar uma melhor experiência, para que você saboreie como o produtor desse vinho quer que você saboreie o que ele criou.


E se eu não tiver a taça?

Caso uma taça não esteja disponível no momento que você quiser abrir o vinho, use o que tiver. Mas, para ajudá-lo na degustação, temos algumas dicas.

O material do copo, nesse caso, também é importante. As melhores taças para beber vinho são as de cristal (leves e translúcidas), embora muitas feitas de vidro também são vendidas. Nesse caso, quando for fazer a substituição por copo comum, procure usar um de vidro. Copos de plástico podem guardar cheiros que interferem nos aromas e nos sabores do vinho. Já os copos de metal não são transparentes e atrapalham quando for analisar o visual do líquido e avaliar se tem alguma turbidez, por exemplo.

Não há problema nenhum em beber vinho no copo! Se o objetivo é curtir a bebida sem grandes formalidades ou se não vai fazer uma degustação técnica, você pode tranquilamente recorrer a um copo qualquer.


Dicas extras

Seja taça ou copo, independentemente do que for usar, é importante estar limpinho. A limpeza ideal é utilizar sabão ou detergente sem cheiro, pois pode ficar impregnado na taça ou copo. Também é aconselhado enxaguar bastante para retirar esse sabão e não secar com panos que tenham algum cheiro. Usar esses tipos de produtos, na verdade, pode implicar com a degustação de qualquer tipo de bebida.



59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page