top of page

Terroir

CAVE DEL VINE

Buscar

Vinhos para o inverno: 6 opções para apreciar no frio!

Atualizado: 29 de jul. de 2022

Neste post, indicamos seis variações apetitosas de vinhos para o inverno. Boa leitura!

Vinho e inverno são um casamento perfeito. Isso porque, em dias mais frios, a bebida pode ser consumida em temperatura ambiente, ajuda a aquecer o corpo e combina bem com pratos da estação.

É comum que os vinhos tintos encorpados tenham uma presença maior no inverno, graças à sua estrutura. Os brancos, geralmente, trazem uma sensação de frescor, sendo menos solicitados em dias de temperaturas baixas – porém, não é impossível combiná-los.

Para se aquecer no inverno, desfrute de uma boa taça de Jerez.


1. Cabernet Sauvignon


Com corpo intenso e taninos e acidez moderados, a cabernet sauvignon é uma uva muito popular em todo o mundo. Entre seus aromas, é possível encontrar notas de cedro, frutas vermelhas e negras e especiarias, e no paladar, um sabor frutado agradável.


Mesmo sendo uma bebida já conhecida, abrir uma garrafa deste vinho no inverno é uma experiência completamente diferente. Além de uma percepção distinta de paladar e aromas, pode combinar com pratos quentes da estação.


Você pode servir este vinho com carnes vermelhas, queijos, como cheddar e gorgonzola, e massas e lasanhas ao molho vermelho.

2. Malbec


Os vinhos da uva malbec são a variedade mais produzida e mais consumida na Argentina, um país onde os invernos são mais rigorosos. Sua textura é encorpada, com taninos estruturados e um final de boca que remete a frutas vermelhas e negras.


Esse é o vinho certo para beber enquanto se aquece ao lado da lareira, desfrutando de uma tábua de queijos, como gorgonzola, parmesão, provolone ou queijo suíço.


Outra combinação recomendada é apreciá-lo com um bom churrasco de carnes mais gordurosas, como picanha, bife de chorizo ou cordeiro. Vale a pena experimentar!

3. Syrah


Outro exemplo de tinto encorpado, a uva syrah (também conhecida como shiraz) traz taninos e acidez bem equilibrados, e aromas de frutas vermelhas e negras. Apresenta ainda notas interessantes de especiarias, como pimenta preta, cravo-da-índia e canela no final de boca.


Por suas características, acompanha pratos condimentados com cominho e pimenta-do-reino, que podem inclusive aguçar o paladar e melhorar sua degustação. Alguns exemplos são carne suína grelhada e ossobuco.


Para o frio, prefira os vinhos Syrah com mais corpo, de países como Argentina, África do Sul e Austrália.

4. Touriga Nacional


A touriga nacional é uma casta portuguesa super representativa no país, estando presente em vinhos como o Vinho do Porto. Tem se mostrado muito promissora em outras regiões do mundo também, como no sul do Brasil.


Rótulos touriga nacional costumam ter teor alcoólico mais elevado. Além do mais, trata-se de uma uva que dá origem a vinhos púrpura intenso, com notas de flores como violetas e toques de frutas. Nas harmonizações, são boas opções os queijos azuis, sobremesas à base de chocolate ou nozes, carnes vermelhas e com molho de frutas.

5. Tannat


Casta originária do sul da França, a tannat é, atualmente, a uva emblemática do Uruguai e é um verdadeiro ícone quando o assunto são vinhos uruguaios. Seus bagos são escuros e apresentam casca grossa e resistente, resultando em bebidas estruturadas e com taninos presentes, além de graduação alcoólica consideravelmente elevada.


Seus aromas e sabores mais comuns são os de frutas pretas, como groselha e ameixa, especiarias como a canela, além de toques defumados e de chocolate.


Para harmonizar, queijos de pasta dura, como o parmesão, são ideais. Além disso, são ótimos vinhos para acompanhar churrasco de carnes vermelhas, em vista de das características defumadas presentes tanto na bebida quanto na refeição.

6. Vinhos de corte ou blend


Além dos varietais mencionados neste conteúdo – bebidas essencialmente produzidas com apenas uma casta –, algumas opções de vinhos de corte (ou blends) são excelentes para degustar no inverno.


Desfrutar de um bom vinho no inverno, seja ao lado da lareira, debaixo das cobertas ou durante uma refeição, é um prazer inigualável. A bebida ajuda a esquentar o corpo e traz sabores e aromas que combinam perfeitamente com o clima ameno.

No site do Cave del Vine, você encontra esses e diversos outros tipos de vinhos para a estação mais fria do ano.










5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page