top of page

Terroir

CAVE DEL VINE

Buscar

Como saber se um vinho deve ou não ser decantado?

Atualizado: 13 de mai. de 2022

Você comprou ou ganhou um decanter e nunca usou por não saber quando fazê-lo? Aprenda com a Cave del Vine!


A palavra decantar é amplamente usada no mundo do vinho. Com frequência, podemos encontrar publicações e até mesmo fichas técnicas dizendo o tempo de decantação de um vinho. E por ser uma dúvida comum, trouxemos para cá a resposta, para ajudar você a tirar melhor proveito do seu vinho.


O que é decantar um vinho? Por que decantar um vinho?


Primeiramente vamos entender o que é a decantação. Ela é uma técnica utilizada para separar os resíduos sólidos do líquido. Esses resíduos podem ser cristais que vão se formando ao longo do tempo e que não fazem nenhum mal (só não são muito agradáveis) ou até pequenos pedaços de rolha, que pode se desfazer ao abrir o vinho, por exemplo.

Para isso, usa-se o decanter, que nada mais é do que um jarro para despejar o vinho e fazer essa separação. O decanter tem também a função de aerar o vinho, ou seja, fazer com que ele tenha maior contato com o oxigênio, liberando seus aromas e o evoluindo um pouquinho mais rápido, para que possa ficar mais prazeroso.

Sendo assim, os vinhos que precisam de decantação são esses que possuem os tais resíduos, e você consegue ver facilmente ele embaixo da garrafa, se coloca-la contra a luz antes de abrir. Ah, e fica uma dica: se você for decantar, o melhor é deixar a garrafa em pé por algumas horas antes de abrir. Assim todos os resíduos descem para o fundo e você conseguirá fazer a separação mais facilmente.

E para terminar, saiba que quando for decantar, você vai ter que deixar um pouquinho de vinho na garrafa, pois não vai conseguir tirar todo o líquido sem que venha alguma parte sólida. Infelizmente, esse é o “ônus” do negócio.

Um abraço e até a próxima dica!











10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page