A tradição de comer o bacalhau na Páscoa se mantém forte até hoje nos países de língua portuguesa. Ele era considerado uma comida “fria” e seu consumo era incentivado nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo europeu e há muitos anos também faz parte da nossa tradição pascal.
Entre os mais diversos modos de preparo, o bacalhau à lagareiro é um dos pratos mais venerados em Portugal. Mas por que à lagareiro? Antigamente o bacalhau era salgado e preparado nos fornos de lagares (local onde se produz o azeite), consumido apenas com alho cru ou assado. Com a chegada dos navios portugueses chegaram as batatas, o que resultou numa união perfeita.
Tempo de preparo: 40 minutos | Serve: 4 pessoas
Ingredientes
1 quilo de bacalhau dessalgado em postas (cada posta com média de 250 gramas)
12 batatas médias
2 cebolas
2 tomates
20 gramas de alho laminado
80 gramas de pimentão vermelho frito
40 gramas de azeitonas pretas
Azeite extra virgem
Salsa a gosto
Modo de preparo
Coloque as postas de bacalhau em uma chapa ou frigideira, deixando cada lado grelhar por dois ou três minutos antes de virar. Reserve. Cozinhe as batatas com casca por no máximo 10 minutos, escorra e leve ao forno para assar. Frite o alho laminado no azeite extra virgem com salsa a gosto. Frite o pimentão vermelho. Asse as cebolas e asse o tomate. Coloque as postas de bacalhau em uma travessa e regue com o alho laminado frito no azeite e salsa. Acrescente as batatas ao murro (dar um “murro” em cada uma delas para amassar levemente) e decore com o pimentão, o tomate, a cebola e a azeitona.
Harmonização: Para harmonizar com o Bacalhau assado (como à lagareiro, que sempre leva muito azeite, legumes assados, batata e alho), indico um vinho branco com bastante acidez para cortar a gordura do prato, como por exemplo, um Chardonnay/Arneis da Garbo Enologia Criativa.
Acesse o link abaixo e garanta todas essas harmonizações!
Comments